Coordenador : Patricia Riddell Millar
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389220.2199.162096.07022023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo desta ação são: - Profissionais de saúde e gestantes inseridas no programa de pré-natal do Hospital Alcides Carneiro do município de Petrópolis-RJ. Mulheres em qualquer idade gestacional poderão participar. - Pacientes em tratamento de câncer no setor de oncologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). - Proprietários de cães e gatos apresentados ao atendimento clínico da Clínica-Escola da Faculdade de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos órgãos (UNIFESO) em Teresópolis/RJ. - Proprietários de animais de produção em fazendas visitadas durante o período proposto da ação nos municípios de Teresópolis, Niterói e Nova Friburgo no estado do Rio de Janeiro. - Profissionais de Serviços de Saúde e de outros serviços públicos e funcionários das instituições visitadas. Torna-se relevante esclarecer que o quantitativo do público atendido pode variar ao longo do projeto, em virtude das diferentes ações desenvolvidas e da interação entre os participantes, sendo difícil prever com exatidão um número de sujeitos atendidos. - Alunos de Graduação de Medicina, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, biomedicina e farmácia da UFF - Alunos de pós-graduação dos programas de Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do curso de Medicina Tropical da Fundação Oswaldo Cruz. - Professores de cursos de graduação de medicina, medicina veterinária, ciências biológicas, farmácia e nutrição.
Local de atuação: A ação será realizada em fazendas de caprinos leiteiros, suinos e bovinos que aceitarem receber o projeto localizadas no estado do Rio de Janeiro, no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP),em escolas da rede pública de educação de Niterói que aceitarem participar e receber o projeto e com proprietários de animais apresentados ao atendimento clínico da Clínica-Escola da Faculdade de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos órgãos (UNIFESO) e do HUVET Hospital Da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF.
Objetivo
Objetivo Geral Defender a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, atuando de forma integrada nesses eixos dentro da proposta de promover a saúde para as populações alvo no que diz respeito a infecção toxoplásmica, capacitando também discentes e docentes na promoção da saúde à comunidade. Objetivos específicos a)Em relação à capacitação do aluno de graduação (Ensino): - Possibilitar aos estudantes uma maior compreensão da dimensão e importância de atividades que visem à prevenção primária em relação à toxoplasmose. - Promover espaço para discussão de condutas diagnósticas, conhecimento atual sobre a infecção toxoplásmica e métodos de prevenção da toxoplasmose. - Ampliar os cenários de aprendizagem dos alunos dos cursos das áreas da saúde. - Promover espaços de construção do conhecimento e articulação entre os três pilares da Universidade (ensino, pesquisa e extensão). - Contribuir na formação de profissionais capacitados para atuar na realidade do Sistema Único de Saúde. b) Em relação à promoção do conhecimento (Extensão) - Identificar as informações prévias e conhecimentos gerais da população atendida sobre a temática desta ação, buscando dados que possibilitem corrigir deficiências ou desenvolver programas de prevenção primária eficientes na comunidade. -Contribuir para a implantação de Prevenção primária por meio de palestras, oficinas e material informativo. c) Em relação a avaliação do conhecimento e determinação dos fatores de risco para a infecção (Pesquisa): - Avaliar, por meio de questionário, o conhecimento da infecção pelos indivíduos, bem como determinar os possíveis fatores de risco envolvidos na dinâmica da infecção nas diferentes populações participantes da ação.
Resumo
As parasitoses são bastante frequentes no Brasil, podendo levar a importante comprometimento e prejuízo a saúde da população. Nesse contexto destaca-se o protozoário Toxoplasma gondii. A toxoplasmose é uma antropozoonose, cosmopolita, acometendo um terço da população mundial. Acomete todos os animais homeotérmicos, incluindo o homem, causando desde infecção assintomática a quadros sistêmicos extremamente graves. Os felídeos são os hospedeiros definitivos, enquanto os demais animais homeotérmicos, incluindo animais de companhia, produção e o homem, são os hospedeiros intermediários. Os benefícios da convivência, principalmente com cães e gatos, vêm sendo relatados em diversos estudos com diferentes públicos. No entanto, o número crescente de gatos de companhia, principalmente nas grandes cidades, tem estreitado o contato entre homem e animais, aumentando a exposição a agentes zoonóticos, como o T. gondii. Além disso, a toxoplasmose consiste em grave problema à saúde pública por acometer gestantes e os imunossuprimidos e de grande importância aos profissionais envolvidos com o agronegócio. A educação em saúde tem, portanto, um papel essencial no processo de intervenção para o controle, pois é um meio de prover conhecimento para a população, promovendo intervenções educativas mais próximas da realidade de cada público. O envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação na execução das atividades extensionistas irá contribuir para uma formação mais completa e mais humanista destes profissionais.